É importante que todo professor perceba a importância da Educação para a sociedade, tomando este pensar, como ponto de partida não podemos deixar de lado que a escola é parte de um todo na vida dos alunos e não uma vida a parte. Não podemos esperar que educandos venham para a escola prontos para aprender coisas chatas e monótonas. Estes já vivem em constante aprendizagem, são usuários de tecnologia, muitos dominam mais que seus próprios professores. Como podemos esperar que estes alunos que possuem um ritmo de vida frenético estejam favoráveis a passar horas sentados em uma cadeira dura e desconfortável, direcionados em uma única direção, focados em uma pessoa?
Por mais que o professor esteja cheio de vontade de ensinar, comprometido com um currículo conteudista, sem meios que prendam a atenção, não vai atingir o objetivo de sua aula. Resultado: professor cansado; aluno frustrado.
Infelizmente os alunos têm visão estereotipada do professor. “Aquele com uma bolsa enorme, sempre o mesmo discurso, mesmas expressões...
O professor deve tirar esta máscara e vestir a capa da criatividade, descobrir as preferências dos alunos, o que atrai a atenção deles e utilizar os meios tecnológicos disponíveis em sua unidade escolar.
Acreditamos que tão importante que toda esta argumentação é a questão da prática de ações tecnológicas pelo professor, se este não fizer uso de tecnologias em seu cotidiano.
Diante destes fatos podemos ainda salientar a grande missão do professor em tornar seus alunos em leitores críticos, com olhar apurado para compreender e dialogar com as mídias.
Quando refletimos na inserção das mídias na educação, precisamos considerar alguns fatores determinantes para efetivamente alcançar os objetivos propostos para esta empreita. Implantar tecnologia demanda recursos financeiros e humanos. É necessário preparar o professor para compreender a finalidade pedagógica de uma Sala Ambiente de Informática. Sistematizar um projeto que ofereça condições aos professores, criar núcleos de informática que garantam suporte técnico-pedagógico, além da manutenção. É importante que haja um estudo e planejamento detalhado da implantação de TIC’s na educação, pois não adianta construir salas multimídias com computadores que não atendam às expectativas, em quantidade insuficiente, sem Monitores para gerenciá-lo, ou ainda, sem manutenção preventiva e corretiva, (itens freqüentes na realidade atual das salas de informática).
O uso das mídias não se restringe somente ao uso da informática, embora penso que uma estrutura de sala multimídia, bem planejada possa suprir as necessidades exigidas para desenvolver o papel das mídias na educação, aquele que todos esperamos, a porta para ampliar os horizontes da comunicação, o elo da aprendizagem com a pesquisa de mundo, o instrumento de socialização para alunos, intercâmbio com outras culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário